BENEFÍCIOS
PARA A SAÚDE
Uma alimentação rica em proteínas à base de peixe oriundo de processos de pesca ou produção sustentáveis, contribui para a sustentabilidade do planeta e garante uma alimentação saudável rica em proteínas de qualidade.
Pelas suas características o Bacalhau, Truta e Salmão são excelentes alimentos que devem fazer parte da nossa dieta regular, contêm importantes nutrientes para o organismo destacando-se o ómega 3, as vitaminas A, B e D, selénio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio.
A Truta Salmonada e o Bacalhau são peixes menos gordos que o salmão, apresentando por isso um contributo calórico inferior.
Estes alimentos, e em particular a Truta e o Bacalhau podem constituir a base de uma dieta de baixas calorias e baixo teor de gordura.
Incluir peixe regularmente na dieta, traz benefícios diversos: melhora a memória, a capacidade de concentração, previne a ocorrência de doenças cardiovasculares, reduz processos inflamatórios e reforça o sistema imunitário.
O peixe é uma excelente fonte de proteínas e pode ser usado para substituir as carnes e o frango na dieta.
Consumir peixe regularmente previne a perda de massa cinzenta no cérebro, que está ligada ao surgimento de doenças degenerativas como Alzheimer. Esse benefício está ligado à presença de ómega-3 e de nutrientes como cálcio e fósforo, importantes para a transmissão impulsos nervosos.
Os peixes são as melhores fontes de vitamina D na alimentação, que funciona como uma hormona esteróide no organismo, sendo importante para prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos. Promove ainda uma melhor absorção do cálcio no intestino, ajudando a prevenir a osteoporose.
A proteína de peixe possui um elevado valor biológico pois apresentam na sua constituição todos os aminoácidos essenciais e os teores mais frequentes variam entre 16 e 21 %. O teor de gordura é muito variável, situando-se os valores mais frequentes entre 0,2 e 25 %.
A gordura é constituída maioritariamente por triacilgliceróis os quais, por sua vez, são compostos por uma grande diversidade de ácidos gordos.
As principais vitaminas são a A, D e E (solúveis na gordura) e as do complexo B (solúveis em água) enquanto que do conjunto dos minerais se destacam o iodo e o selénio.
Quanto aos ácidos gordos, uma importante fração destes pertence à série 3, destacando-se os ácidos eicosapentaenóico e docosahexaenóico, conhecidos, respectivamente, pelas siglas EPA e DHA, cuja ingestão tem sido associada, entre outros efeitos positivos para a saúde, à redução da tensão arterial, redução dos níveis de triacilgliceróis e lipoproteínas no sangue, diminuição do risco de arritmias, redução das respostas inflamatórias e diminuição do crescimento da placa arterioesclerótica.
Está igualmente bem documentado o seu papel na prevenção das doenças cardiovasculares e há também muitas provas científicas que atestam outros benefícios, nomeadamente ao nível do bem-estar e na prevenção da depressão e da obesidade.
Consuma peixe vai ver que não dói nada :)